Pôr-do-sol

Pôr-do-sol
Lá vou eu, em mais um final de tarde atraente, atrás do por-do-sol, receber suas cores na minha mente. Cidade de Videira - SC

terça-feira, 30 de novembro de 2010

NAQUELA MESA

Naquela Mesa

Ainda tenho a nítida visão
daquela mesa, sempre ocupada
nas refeições por meu pai, por minha mãe,
por mim e por meus nove irmãos.

Mas vi, com o passar do tempo,
dez cadeiras serem esvaziadas.
Menos a de minha irmã mais velha
e a de minha viúva mãe amada,
que continuam a morar na mesma casa.

Eu ainda vi cada irmão se separar,
buscando alcançar novos ares.
Mas nenhum de nós deixou de lá se encontrar,
naquela mesa, onde haverá sempre doze lugares.

O tempo não para, continua a passar.
A gente vai envelhecendo naturalmente.
E quando as invisíveis trombetas anunciarem a hora,
inevitavelmente, cada um de nós vai embora.

Mas, enquanto um de nós estiver na Terra,
seremos sempre doze fraternos irmãos.
Sentaremos sempre àquela mesa,
construída pelas mãos de nosso saudoso pai,
que partiu com a nossa pura dileção.

E, ainda hoje,
naquela mesma mesa, se ouve doce homilia...
e se escreve a bela história
da união de nossa família,
que eu versejo no relicário da memória.

Sanches Figueiredo
Rio de Janeiro - RJ

4 comentários:

  1. Oi, meu irmão!

    Adorei o seu poema, parabéns!
    Nunca reparei tanto no valor que tem uma mesa, do lado espiritual, pois me deste essa atenção a partir de hoje. Tomei um choque quando abrir o e-mail senti uma emoção tão grande. Nossa! Como é importante cada lugar que é ocupado, pois não sabemos quem pode faltar em algum dia. Foi naquela mesa que todos nós se reunimos e rimos, brincamos. Não foi à toa que o papai sempre gostou da mesa ocupada e senti a presença de todos nós em cada lugar.
    Bjos, fica com DEUS.

    Joana Figueiredo

    ResponderExcluir
  2. Com Deus está a sabedoria e a força, e com você Sanches está Deus transpondo além da sabedoria e força divina a sua magia, o seu dom da escrita.
    Você é um mensageiro do grande Poeta aqui na terra.
    Parabéns por mais uma obra magnífica, esta já está gravada na história da humanidade.

    Marga.

    ResponderExcluir
  3. Meus amores

    Não há nada pior e triste que uma mesa de uma família vazia. Por mais que meus irmãos tenham construido suas familias, por mais que meu pai tenha ido para a pátria celeste, a mesa de casa continua sendo ocupada por todos os meus irmão, até que cada uma vá embora para o Céu. Razao de me tornar um jogral da minha família, de Deus, dos amigos e prestar-lhes essa singela homenagem.

    Com a ternura de sempre

    Sanches Figueiredo

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Sanches

    Simples?? Talvez sim....
    Mas, profundo e cheio de sentimentos!
    À mesa...
    Sabe..vc me chamou a atenção, q devo apreciar mais este recanto especial,
    que o tempo e a pressa acabam por nos afastar..

    Que bacana ver tua família e ouvir um pedacinho da tua história,
    eternizada na memória e nesses versos!

    Abçs

    Patricia Rodrigues

    ResponderExcluir