Pôr-do-sol

Pôr-do-sol
Lá vou eu, em mais um final de tarde atraente, atrás do por-do-sol, receber suas cores na minha mente. Cidade de Videira - SC

segunda-feira, 24 de maio de 2010

RIO DE JANEIRO - ONDE ESTÃO AS ROSEIRAS?

ONDE ESTÃO AS ROSEIRAS?

Chamam-te de cidade maravilhosa,
meu querido Rio de Janeiro.
E és tão belo, como os antigos sambas-enredo.

Eu sou o beija-flor, neste vôo pioneiro,
em busca de uma resposta, um sonhador.
Abro as asas sem asas pelo céu azul,
à procura de quem simboliza o amor.

Passo pelo magnífico Maracanã
e ouço o grito hexa-campeão
da empolgante torcida do Flamengo...
O tapete verde da Tijuca
me envolve, numa bruma de emoção.
Chego à zona sul
e pouso no Cristo Redentor.
Avisto a inesquecível Ipanema,
com as suas mulheres douradas, morenas,
embaladas pelo doce balanço do mar.
E as silhuetas inesquecíveis
da Lagoa Rodrigues de Freitas a me guiar.

São tantos outros lindos cenários,
vistos deste abençoado relicário...

Sigo meu vôo até o Pão de Açúcar,
avisto outra beleza estonteante da natureza,
a encantadora Copacabana,
princesinha do mar, é majestade, é realeza.

Mas, onde estão as roseiras?

Neste vôo entre tantas serras,
outrora verdejantes, não se via guerras,
nem chumbos perdidos, massacrantes.
Já não consigo encontrar as roseiras
nas praças, nos jardins de cada lar, como antes.

As rosas estão prisioneiras,
não exalam seus perfumes de sutileza
entre os homens, sufocados por ramas de pedras...
Até a saudade daqueles tempos
calmos, que não voltam mais,
passa por mim como o vento.
Mas as rosas não desaparecerão do meu coração, jamais!
Jogarei pétalas poéticas de esperança
sobre ti, meu Rio de Janeiro.
E as roseiras voltarão, no futuro, com as nossas crianças!
As rosas não falam, já dizia Cartola.
Mas logo estarão pelos caminhos da cidade maravilhosa.

Sanches Figueiredo
Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário